Este fascinante jogo, inventado em 1888 pelo Barão de Drummond, hoje faz parte do nosso folclore, e praticamente todas as cidades do nosso país cultivam este gostoso costume popular. O grande criador deste jogo o fez devido à necessidade de arrecadar fundos para a preservação do seu Jardim Zoológico, no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

Hoje sua principal missão é empregar milhões de brasileiros que vivem do jogo para sustentar a família. A grande virtude dos empresários que administram o Jogo do Bicho no Brasil é a sua honestidade para com os clientes, o famoso Pagou = Recebeu.

Em Pernambuco, em 1895, o vendedor de passagens da estação de trens, Virgílio Campello, já completava sua renda familiar vendendo a "Loteria do Barão de Drummond" aos moradores das cercanias do bairro de Casa Forte em Recife.

Em 1979, foi criada a AVAL - Associação dos Vendedores Autônomos de Loterias -, que foi autorizada a administrar o Jogo de Bicho em Pernambuco. As extrações passaram a ser feitas em sua sede, em lugar acessível ao povo e às autoridades que desejassem assistir a elas.

Com a contribuição de seus sócios, a AVAL mantém, em sua sede, ambulatório médico, laboratório de análises, assistência jurídica, educacional e hospitalar (em casos especiais) para os cambistas e seus familiares.